Metal Against Coronavirus: conheça a iniciativa

Metal Against Coronavirus – Crédito: Joe Petagno (capa)

A vacina tá aí, mas estamos longe de voltar a viver sem temer a pandemia. Com quase 1.000 pessoas morrendo por dia, somente no Brasil, mais do que nunca é preciso que os artistas do metal se posicionem. E foi assim que surgiu o Metal Against Coronavirus, projeto internacional que reúne músicos, ilustradores, designers, fotógrafos, produtores, engenheiros de som, e outras profissões ligadas à cena do Metal. Com duas músicas lançadas, “Celestial Burial” e “Braindead”, o projeto doará todos os valores recebidos ao fundo de resposta de solidariedade COVID-19, da Fundação das Nações Unidas, para a OMS (Organização Mundial da Saúde).

As músicas serão postadas no Bandcamp e é por lá que as doações serão coletadas. De acordo com comunicado à imprensa, os organizadores do Metal Against Coronavirus declaram:

“Unidos vencemos, mas separados somos mais fracos. O Metal Against Coronavirus não irá mais parar de lançar ótimas músicas repletas de colaborações incríveis. Cada vez que desfrutemos delas e lutamos por essa causa, mais perto estaremos de ter uma vida normal novamente. Não seremos derrotados!”.

A ideia é criar músicas com colaborações de músicos, artistas e profissionais de todo o mundo. Cada música contará com uma arte de capa exclusiva e um lyric video, criado por diferentes profissionais.

Celestial Burial

O primeiro single lançado, “Celestial Burial”, foi composto por um dos organizadores do projeto, Jordi Creus, guitarrista da banda Pánico al Miedo (ESP). Também participam os músicos Jeff Becerra, do Possessed (voz); Karl Willets, do Bolt Thrower/Memoriam (voz); Kike Valderrama, do Headcrusher/Sol de Sangre (voz); Marc Jufre, do Pánico al Miedo (voz). Das bandas Death, Obituary, Testament e Konkhra, James Murphy controla os solos de guitarra e melodias. Já Carlos Leonardo, do Human Carnage, é o baixista; Quem o acompanha é Chalo Restrepo, baterista da Sol de Sangre.

A mixagem foi feita por Marc Bòria, do LabeDoble Studio, enquanto a masterização é de Tony Lindgreen, do Fascination Street Studios. A capa foi criada por Joe Petagno, conhecido por suas artes para Motörhead, Krisiun, Sodom, Led Zeppelin, Vader, Marduk, Angel Corpse, entre outros. Já o lyric video é de David Provan, da 12 Inch Media.

Braindead

Já o segundo single, “Braindead”, traz as vozes de Prika Amaral (Nervosa) e Tony Dolan (Venom Inc.). A guitarra base é de Martin Furia (Furia, Bark), acompanhado pela guitarra solo de Guilherme Miranda (Entombed A.D). A cozinha fica com Harold Gielen (Legion of The Damned), no baixo, e Kevin Van Den Heilingenberg (Awakening Sun), na bateria. A letra foi composta por Prika Amaral, com música de Martin Furia e Guilherme Miranda. A mixagem é de Martin Furia, enquanto a masterização foi de Kristian Kohle, no Kohlekeller Studios. O lyric video foi realizado por DP Rey Video Studio Projects, já a arte de capa é de Chalo Rpo.

Metal Against Coronavirus – Braindead (capa)

Compre a música via Bandcamp e contribua com o projeto:

https://metalagainstcoronavirus.bandcamp.com/releases

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *