10 lançamentos do metal BR em dezembro

Um ano como 2020 sofreu com a baixa nos lançamentos de metal, não por menos: afinal temos uma pandemia acontecendo. A partir do segundo semestre os anúncios de discos, clipes e músicas sendo lançadas só foram aumentando e chegaram no ápice em novembro e dezembro. Infelizmente eu não pude acompanhar os lançamentos como queria, e por isso essa lista nasceu em novembro e continua por aqui em dezembro. Por aqui vamos falar dos lançamentos nacionais que mais curti conhecer. Já os lançamentos internacionais, eles que lutem! (risos)

AnamA – Order and Disorder

AnamA – Crédito: Divulgação

O clipe “Order and Disorder”, da AnamA (SP) foi lançado em novembro e faz parte do EP “Tales of Doubt and Death” (2020), mas eu só vi em dezembro, e por isso vai entrar na lista. O power trio de metal sinfônico traz como destaque o belo vocal de Babi Bueno, que vale a pena seguir para não perder as atualizações do grupo.

Rider – Nighttime Drifter

Rider – Crédito: Dani Moreira

Ah, que nostalgia! A música “Nighttime Drifter” é de 2020, mas lembra os hits de hard rock e heavy metal da década de 80, que sempre apareciam em clássicos filmes de terror. A música da Rider (SP) tem um excelente riff na introdução e faz parte do álbum “Midnight Line” (2020), lançado em mídia física e ainda sem previsão de lançamento nos streamings.

Letters Into Eternity – Who I Am

Letters Into Eternity – Crédito: Divulgação

A Letters Into Eternity (RS) lançou o clipe “Who I Am” que foi gravado em três cidades, sendo as gaúchas Caxias do Sul e Porto Alegre; e Los Angeles, nos Estados Unidos. Em comunicado à imprensa, a banda conta que a música fala sobre a luta e a busca de uma pessoa para a realização do seu sonho.

Mortticia – A Light in the Black

Mortticia – A Light in the Black (capa)

A banda Mortticia (RS) lançou o EP “A Light in the Black”, que conta com seis faixas, contando com canções inéditas e regravações. Fortemente influenciados pelo heavy metal tradicional, a banda completou 10 anos de estrada e hoje é uma das representantes do gênero no sul do país.

Troia – Ela na Terra dos Esquecidos

Troia – Ela na Terra dos Esquecidos (capa)

Inspirados pelo poema épico “A Ilíada”, a banda Troia (RJ) leva o metalcore para a Grécia com o álbum de estreia “Ela na Terra dos Esquecidos”. Com 10 faixas, o disco traz letras que, como no poema de Homero, falam sobre amor, desamor e despedidas. O lançamento é do selo Kind Music e já se encontra disponível nos streamings.

Sculptor – Untold Secrets

Sculptor – Untold Secrets (capa)

Quem acompanha aqui, já sabe: eu não sou a grande conhecedora de death metal. Mas se tem algo que eu sei reconhecer é música boa (e isso tem em qualquer estilo). Os arranjos complexos das músicas do disco de estreia da Sculptor, Untold Secrets, foi o que me fez já sentir aquela coceirinha para ir num show. É pesado, mas tem equilíbrio para você conseguir focar em cada instrumento de uma vez só. Taí um disco lindo. Ouçam!

Allen Key – Goodbye

Allen Key – Crédito: @jowhead

A Allen Key já apareceu por aqui antes, com o single mais animado “Straw House”. Agora a banda lança uma balada intimista que conta com piano, voz, orquestrações e guitarra. O destaque fica para a vocalista, Karina, que alcança notas altíssimas, enquanto demonstra sua habilidade no piano.

Santo Graal – Dark Roses

Santo Graal – Crédito: Divulgação

A banda Santo Graal (SP), de metal sinfônico, lançou o álbum de estreia, “Dark Roses” e o clipe de mesmo nome em dezembro. A potente voz de Natália Fay, sem brincadeira, lembrou muito o tom operístico de Tarja Turunen, vai ver a própria cantora finlandesa percebeu isso, pois o grupo irá abrir o show da deusa, em abril deste ano. Eles se autodenominam metal sinfônico, mas para os amantes do metal melódico, te digo que você não vai se decepcionar ao ouvir “Troubled Heart”.

Mitsein – Decide

Mitsein – Crédito: Divulgação

O single que sucede o EP “I Will Find My Away”, é pesado e melódico, e traz fortes influências do metal sinfônico, agradando os fãs de Lacuna Coil e After Forever. A Mitsein (DF) é uma das bandas para ficar de olho e esperar grandes coisas.

Rage in My Eyes – Winter Dream

Rage in my Eyes – Crédito: Divulgação

Gente, você não sabe que ama metal com acordeão até ouvir a faixa “Winter Dream”, da Rage in My Eyes (RS). A canção que faz parte do álbum “Ice Cell”, ganhou uma versão quarentena lançada durante o festival da Roadie Crew. Para os gamers que acompanham aqui, a construção complexa da música me fez lembrar muito a trilha sonora de Final Fantasy VII. Ouçam!

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *